Aulas de Violão

Um breve comentário sobre música:

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmo seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. Pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.

Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos , festas e funerais.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

 

Pois bem. Pensando nisso a Cia. de Teatro Carlos Moreira está iniciando também as aulas de violão:

 

 Conheça um pouquinho do histórico de nosso Professor:

Graciano Farias Arantes - Professor de Música / Violão

Bacharel em Música / Violão pela UFU
2 períodos cursados de Licenciatura em Música pela UFG

Reside no Setor Santa Genoveva  - 4101-5863 / 8162-4841
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Larga experiência em Iniciação ao Violão (desde 1998). Atuou no Colégio Bandeirante (Goiânia), Conservatório Estadual de Música de Uberlândia, Mvsika (Goiânia) entre outros. 
Especializou-se em ensino coletivo utilizando-se de sua própria abordagem didático-pedagógica intitulada “O Violão em Roda”, organizada em três volumes:

-  “Ritmos & Acordes”
-  “Ritmos & Melodias”
-  “Pestanas, Solos & Improvisação”
Escreveu a série Estudos “Idiomáticos Para Violão Solo” utilizando do idiomatismo do instrumento e motivos de linguagem cultural da sociedade contemporânea, afim de aproximar o estudante à cultura de música instrumental. Trabalho realizado com êxito no Colégio Bandeirante no ano de 2011.
Criou o batielão, instrumento musical alternativo de 2 cordas que possui, também, a característica de percussão, idealizado para aulas coletivas entre crianças e ou alunos com dificuldades técnicas. Podendo ainda, ser confeccionado entre os alunos em oficina de criação.
Atualmente dedicando ao ensino particular de música.